quinta-feira

Vamos pra FEIRA?

Photobucket Photobucket Photobucket

A mais antiga forma de comércio resiste, bravamente, em plena era do consumo informatizado, impessoal e climatizado. E tem mais: a feira livre mantém um charme retrô e romântico que desafia o tempo.
Para uma mulher, significa mais do que fazer compra, é uma verdadeira terapia!

Deixe que me explique.

A primeira sensação que eu tenho ao pisar em uma feira livre é uma elevada dose de auto-estima . Isso mesmo. Quem não gosta de ouvir: “E ai, minha princesa, não vai levar esta maçã prontinha pra ser mordida?” Ou então, “Moça bonita não paga, mas também não leva...” E também, “ Minha jovem, você é a mais bela das flôres”. As frases, ditas com entusiasmo, são de época e os comerciantes mantêm o mesmo estilo galanteador de antigamente, apenas incorporaram algumas gírias atuais.

Nesse clima de paquera artificial, não importa se a mulher é bonita ou feia, jovem ou idosa. Eles sempre têm palavras gentis e até sedutoras que elevam o astral. E sem saber, exatamente, por que, as consumidoras compram além do que estava previsto na listinha básica. Me perco na barraca de flores, tomo água de coco geladinha, como biscoitinhos de polvilho, posso provar a tapioca feita à moda nordestina, e o imbatível pastel acompanhado do caldo de cana me deixando levar por todas essas tentações. Ah, ainda degusto várias frutinhas, os feirantes mimam a gente com várias provinhas. É festa dos sentidos!

Mas a feira livre não é programa para qualquer pessoa. Requer bom humor, espírito esportivo e capacidade de se divertir diante de um comércio estridente, onde você,‘a freguesa’ é a disputa e conquista do momento. E onde se faz muita amizade. Os jovens em sua grande maioria, desconhecem o encanto de uma feira livre, por conta do próprio ritmo de vida cosmopolita: Shoppings/supermercado/internet. E perdem esse lado lúdico de entrar em contato com a natureza, por meio de alimentos típicos de cada estação. Uma visita à feira funciona quase como uma aula de gastronomia, sério. Aprende-se muito sobre a estação de cada ingrediente e as diversas espécies de cada legume, de cada fruta. O mais legal disso tudo, é que vejo nos feirantes sempre o respeito pela qualidade dos produtos.
!

Aqui no Rio, existem 182 espalhadas pela cidade. Oba!

Nenhum comentário:

 
Suave