quarta-feira

Infame Episódio

Photobucket

Tudo mundo errou no infame episódio em que uma menina de 15 anos era freqüentemente estuprada na cela de uma delegacia local onde estavam encarcerados vinte homens: a família, a polícia, a defensoria Pública, o Ministério Público. De fato, todo mundo errou.

Alguém filmou com o celular uma fila de homens tendo relações com uma garota. Não se sabe se é a de 15 anos, mas a cela é a mesma. O certo é que em Abaetetuba tudo era feito às claras.

Nenhuma punição penal, no final da encenação das autoridades, apenas alguns afastamentos. Nem o desastrado delegado foi demitido, como se anunciou. Na verdade, ele se demitiu. Fez aquela declaração insultuosa responsabilizando a vítima, chamado-a de débil mental, foi convocado pela governadora, ouviu uma suposta reprimenda, colocou o cargo à disposição e recebeu elogios: a governadora agradeceu-lhe pelos serviços prestados “com ética e dedicação”. Como com ética?? Já havia contra esse delegado processo por abuso de autoridade! Tudo bem, ela providenciou depois a varredura nas delegacias. Mas por que não fez antes? Por que levou tanto tempo para tomar conhecimento da deplorável situação carcerária do seu estado? Dizer que não sabia já é uma confissão de culpa.

As sucessivas violências sexuais foram cometidas numa cela que era vista por quem estivesse na calçada. Uma repórter verificou pessoalmente que da rua em frente à delegacia tem-se visão ampla da carceragem. Moradores lhe contaram que ouviam a menina gritar pedindo comida. E por que não denunciaram? Uma mulher deu a resposta: “se a delegada põe uma menina na cela com os homens, e a juíza mantém ela lá, quem sou eu para denunciar... para quem?” Ela tem razão. Dessa história degradante, não sobra sequer um bom exemplo, com o agravante de todos os envolvidos diretamente no caso – do governo e do judiciário – são mulheres.

Quando não se tem a proteção institucional da polícia, da justiça e do Ministério Público, tem-se o domínio da barbárie. O pior, é que se sabe que esse não é um problema apenas do Pará. A barbárie ocorre em outros locais do país. Nem por isso tem que ser aceita. Um crime como esse não deixa de ser hediondo por ser banal.

Nenhum comentário:

 
Suave